Publicado em

Hoje é o solstício de Inverno

CHEGOU O INVERNO, É HOJE O SOLSTÍCIO DE INVERNO

 

 

 

É hoje o solstício de Inverno

Com pouco mais de 9 horas de luz solar, hoje é o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte.

O evento, associado à época do Natal, ocorre hoje às 15:58, o momento em que o Sol atinge a zona mais baixa do horizonte. É o facto de nesta altura do ano o Sol estar mais baixo no horizonte que provoca os dias frios e curtos do Inverno.

A palavra solstício tem origem no latim “solstitius” (‘sol’ + ‘sistere = ponto onde a trajetória do sol aparenta não se mover), dado que nesta altura a trajetória do sol é mais constante, aparentando não se deslocar.

 

Tradição ancestral

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício  de inverno e honrar o sol, celebravam a vitória da luz sobre a escuridão, dado que é o dia mais curto do ano (e consequentemente a noite mais longa) e que a partir daqui a duração do dia começa a crescer.

Em Portugal estas festas ainda têm expressão, nomeadamente uma tradição que ainda se mantém na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro, a FESTA DOS CARETOS ou “festa dos rapazes”, a qual é uma “festa do solstício de inverno”.

A partir de hoje os dias vão ficar mais longos, culminando com o dia mais longo do ano, no Solstício de Verão em Junho de 2022… até lá muitos trilhos, aventuras e expedições vão acontecer, passe pela nossa AGENDA e conheça as próximas aventuras, a fórmula ideal para festejar o Inverno Borealis

Deixe uma resposta