Publicado em

Níveis de dificuldade, trekking

Nível 1 - BAIXO

Nível 1 - BAIXO

Acessível a todos, incluindo crianças. Distâncias curtas e desníveis reduzidos.
Trilho em terreno plano ou pouco acidentado, sem grandes dificuldades técnicas e/ou físicas. Podem existir desníveis e/ou a distância a percorrer poderá ser um pouco mais longa. Regra geral o desnível diário ascendente a vencer é inferior a 300 metros. O piso não é técnico e apresenta poucos obstáculos.


Nível 2 - MÉDIO BAIXO

Nível 2 - MÉDIO BAIXO

Acessível a todos. Não é requerida experiência prévia em trekking. Embora sem necessidade de grande preparação física, é requerida boa saúde e gosto por caminhar. Poderemos encontrar alguns desníveis mais acentuados e trechos de trilho com piso mais difícil, embora nada de transcendente. Regra geral o desnível a vencer é inferior a 700 metros. Em alguns casos as distâncias a percorrer poderão ser maiores, mas de dificuldade técnica mais reduzida.


Nível 3 - MÉDIO

Nível 3 - MÉDIO

Alguma experiência prévia em caminhada é aconselhada, mas não essencial. Destinado a pessoas com relativa boa condição física e gosto por estar na natureza. Poderemos encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil em algumas fases do trilho. Regra geral o desnível acumulado ascendente a vencer é inferior a 1100 metros, o tempo de marcha poderá ser mais extenso e as distâncias a percorrer maiores. O trilho poderá apresentar até 50% de trechos técnicos e com obstáculos


Nível 4 – MÉDIO ALTO

Nível 4 – MÉDIO ALTO

Recomendada alguma experiência prévia em caminhada e boa condição física. É necessário possuir resistência física e força de vontade para vencer alguns pontos mais complicados do trilho. O desnível acumulado ascendente a vencer poderá ser superior 1100 metros e o trilho poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. Poderá ser necessário equipamento de trekking. O tempo de marcha poderá ser mais longo (6 a 9 horas). O trilho poderá apresentar mais de 50% de trechos técnicos ou com obstáculos.


Nível 5 – ALTO

Nível 5 – ALTO

Destinado a quem tem experiência prévia em trekking e uma excelente condição física. O percurso apresenta desníveis muito acentuados e dificuldades técnicas relevantes. Em alguns casos poderão ser necessários equipamentos e ferramentas específicas para vencer alguns obstáculos.

Deixe um comentário