
Caminhar queima calorias… e muitas!
Caminhar queima calorias… e muitas! desempenho físico e bem-estar ao longo de um dia na natureza.
TOP 10 alimentos saudáveis para levar na mochila
- Sandes (fiambre, queijo, vegetais, escolha geleias em vez gorduras)
- Saladas frias ricas em hidratos de carbono (massas e arroz)
- Frutas frescas (laranja, maçã, etc…)
- Chocolate (de preferência amargo)
- Bolachas e biscoitos
- Frutos secos (quanto mais variados melhor)
- Barras energéticas
- Snacks salgados
- Carne seca ou fumada
- E principalmente água e/ou bebidas isotônicas
Construa o seu próprio menu, dando prioridade a alimentos de menor peso, maior energia e maior capacidade de conservação.
O que comer antes da prática do trekking?
O principal objetivo nesta fase é armazenar hidratos de carbono, essa reserva irá representar a principal fonte de energia. A ingestão destes alimentos deve ser reforçada três dias antes do evento, especialmente na refeição de véspera, através do consumo de massas, arroz, cereais, pão e frutas. Os alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango, ovos, queijos, entre outros, devem ser ingeridos em menores proporções, já que a maior fonte de energia deve ser proveniente dos hidratos de carbono.
É muito importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos, condimentados e com muito açúcar, que podem causar transtornos digestivos. É também importante comer em intervalos menores (pelo menos cinco refeições diárias), em quantidades reduzidas mantendo assim a regularidade do fornecimento de nutrientes ao longo do dia. Outro fator essencial a ter em conta é a importância de uma boa hidratação.
Reposição nutricional durante o trekking
Água e bebidas energéticas devem ser previstos na prática de trekking. Deve-se ainda também carregar alimentos práticos ricos em hidratos de carbono como barras energéticas, fruta e frutos secos, chocolates, biscoitos, sanduíches.
A prática de trekking requer a necessidade de preparar uma mochila com os suprimentos especiais que possibilitam um ótimo desempenho durante a caminhada. Quanto maior e mais difícil o percurso, maior a preocupação em se levar alimentos e bebidas que trarão energia necessária.
Em percursos de longa duração e/ou de difícil acesso, os alimentos na mochila devem ser ricos em hidratos de carbono – fundamentais para recuperar e manter os depósitos iniciais de energia de nosso corpo. As bebidas desportivas, que apresentam hidratos de carbono e sais minerais na composição, são muito eficientes para evitar a desidratação. Este é um aspecto importante já que prática desportiva prolongada vem acompanhada da diminuição da sensação de sede.
Devem-se priorizar alimentos que não representem muito peso na mochila.
O que comer após?
Esta fase é tida como de extrema importância, pois proporcionará a reposição da energia gasta durante a atividade. Nas primeiras horas após terminar a caminhada, deve-se consumir hidratos de carbono como pão, batatas, massas, arroz o que auxiliará na recuperação das reservas musculares de energia. A reposição de proteínas também é fundamental para recuperar os músculos, por isso deve-se reforçar o consumo de leite ou derivados, ovos, frango, peixes ou outras fontes magras.