Publicado em

4 Dicas fundamentais para observar o cometa Neowise

Cometa Neowise, surpresa astronómica de 2020

Nas últimas semanas, antes do sol rasgar os céus ou pouco depois do pôr-do-sol, os mais curiosos têm reparado no misterioso e fascinante cometa NEOWISE.

Visível em todo o hemisfério norte

Descoberto no final de março pelo telescópio espacial WISE da NASA (daí o seu nome), irá brilhar nos nossos céus durante todo o mês de julho, e de forma mais suave em agosto até se perder o rasto.

 

Considerado a surpresa do ano para os astrónomos, observar o cometa Neowise é uma oportunidade única para apreciar um dos cometas mais brilhantes observados em mais de uma década, que passou pela Terra há cerca de 6000 anos e só voltará a passar novamente daqui a quase 6800 anos.

Quando e como é possível observar o cometa Neowise?

Se procurar observar o cometa de madrugada o truque é olhar para nordeste por volta das 4h00 da manhã. Poderá ter oportunidade até ao dia 21 de julho. 

Se por outro lado, preferir observar o cometa em horário nobre, por volta das 22h00-22h15, a dica passa por desviar o seu olhar para noroeste.

Este fenómeno ocorrerá nas noites de 19, 20 e 21 de julho que serão ótimas para observar o cometa. Estas noites são favoráveis uma vez que a lua estará nas fases de quarto minguante e lua nova, pelo que nenhuma luz da lua irá iluminar o céu nestas noites.

Nas sucessivas noites de julho o cometa ficará mais fraco, uma vez que estará mais distante do sol e da terra e será visível apenas num céu mais escuro, enquanto que no mês de agosto, apenas será possível observá-lo através do telescópio.

4 Dicas fundamentais para observar o cometa pela madrugada ou depois do sol se pôr:

1 – Vá para a natureza, procure uma zona abrigada de fontes luminosas, quanto mais escuro melhor;

2 – Leve uns binóculos, irá permitir uma melhor observação da cauda;

3 – Pela madrugada:

  • Coloque o olhar sobre o horizonte nordeste;
  • Procure a estrela brilhante Capella, basta descer o olhar e irá encontrar o cometa

4 – Depois do pôr-do-sol:

  • Coloque o olhar sobre o horizonte noroeste,
  • Procure a Ursa maior, o cometa estará por baixo das estrelas da constelação

Sabia que…

…o NEOWISE esteve mais perto do sol no dia 3 de julho, fenómeno denominado de PERIÉLIO a 44,5 milhões de quilómetros?!

E que vai estar mais próximo da terra na noite de 22 de julho , PERIGEU, quando estiver a a 103,3 milhões de quilómetros de distância?!

Gostou deste post?

Veja também estes artigos sobre trekking:

Deixe uma resposta