Publicado em

Agenda 2019… altura de voar ainda mais alto

O novo ano de 2019 traz consigo uma agenda recheada de novas aventuras que certamente não vai querer perder. Iremos regressar a muitos dos locais que temos vindo a explorar, mas  iremos também partir à conquista de novos destinos, igualmente fascinantes! Na companhia do espírito aventureiro da Borealis e da boa disposição da nossa equipa, prometemos fazê-lo descobrir locais surpreendentes e rechear o calendário com dias que valem a pena!

Prepare as botas de trekking e mochila e venha conosco celebrar a boa vida Borealis! Temos um mundo on trekking à sua espera! Conheça em baixo todas as novidades que este ano nos reserva e marque os dias na sua agenda.

12 Meses 12 Trilhos… 12 Lendas, caminhar ao som das misteriosas lendas dos nossos antepassados

Em 2019, é tempo de honrar as nossas origens e partir à descoberta das fascinantes lendas dos nossos antepassados. Estes pedaços de sabedoria popular enaltecem a ruralidade e a simplicidade da vida das localidades mais recônditas do nosso país, tentando oferecer explicações, por vezes obras de arte do imaginário popular, aos fenómenos inexplicáveis da natureza. Transmitidas oralmente de geração em geração, as lendas fazem parte da herança dos nossos ancestrais e têm a capacidade de nos transportar para tempos longínquos e locais misteriosos.

O programa 12 meses 12 trilhos é já uma referência no portfólio das atividades da Borealis, e acontece, por norma, ao 2º domingo de cada mês. Muito mais do que apenas um trilho mensal, é um local de reencontro e de celebração, não só da boa vida Borealis, mas também das nossas origens e tradições. Como sempre, iremos percorrer alguns dos mais belos caminhos e paisagens da região do Porto e Norte de Portugal. A cada trilho mensal deste novo ano seremos também presenteados com pequenas narrativas que exaltam a sabedoria popular….

A nossa equipa promete guiá-lo até ao coração da montanha e da ruralidade pelos mais belos trilhos de Vila Verde, Arcos de Valdevez, Vieira do Minho, Ponte da Barca e Ponte de Lima Esteja atento à nossa agenda e não se esqueça de reservar o segundo domingo de cada mês para descobrir, na melhor companhia, a beleza dos tesouros naturais e culturais do norte do nosso país.

As expedições, as aventuras e os destinos fascinantes

As grandes viagens Borealis: de Marrocos à Islândia, da Escócia à Toscânia, da Lapónia a Malta, da Croácia às ilhas Faroé e muito mais

A agenda de 2019 chega recheada de expedições imperdíveis. Prepare-se para as grandes viagens Borealis a destinos absolutamente incríveis, de paisagens únicas e culturas autênticas. Experiências inigualáveis, na companhia dos incríveis guias Borealis.

Em março regressamos a um dos locais mais apaixonantes, às paisagens bucólicas enfeitadas pela imensidão do mar azul no horizonte da ilha verde de São Miguel.

Abril rumamos aos encantos da Costa Brava e ao roteiro poético e inspirador do pintor Salvador Dalí, as paisagens soberbas das montanhas, da costa mediterrânica, das vilas pitorescas e dos vulcões.

A expedição ao mundo maravilhoso da Croácia, Eslovénia e Montenegro terá também lugar no mês de abril. As cidades medievais e as marcas da história recente, os lagos glaciares de tonalidades marcantes, as paisagens protegidas dos parque nacionais e a profundidade do mar Adriático são mais do que razões para se render ao encanto dos Balcãs.

Em maio, preparamos um roteiro imperdível pelas paisagens românticas da Toscana que há vários séculos atrás inspiraram Leonardo Da Vinci. Maio é ainda o mês de Marrocos, de subida às montanhas do Toubkal, do pôr-do-sol no deserto do Saara e ainda, de conhecer a vibrante cultura marroquina e as suas cidades imperiais, bem como, da simplicidade das aldeias dos berberes.

Em junho mergulhamos nas cores douradas das montanhas Dolomitas, nos Alpes italianos, nos seus lagos cristalinos e extensas pradarias verdejantes.

O encanto selvagem e rústico das paisagens da Provença aromatizado pelo aroma dos campos de alfazema em flor espera-nos em julho, num roteiro que também nos dará a conhecer a vida do célebre pintor Van Gogh.

Agosto será o mês de grandes conquistas, entre elas, uma das grandes novidades do ano, a expedição à Escócia, a terra mágica dos kilts, do whisky e das gaitas de foles.   

A Islândia, ilha de contrastes, parcialmente coberta por glaciares, exibindo uma beleza intocada com os seus vulcões, lagos, desertos, vales, montanhas e do famoso Sol da meia noite será a outra grande viagem do mês de agosto.

A ilha de Malta, repleta de história e paisagens paradisíacas, será um dos grandes destinos do mês de setembro, juntamente com as ilhas Faroé, paraíso inexplorado perdido no Oceano Atlântico Norte repleto de paisagens escarpadas, agrestes e serenas.

Em outubro, partiremos no encalce das aventuras de Cervantes e D.Quixote, pelas paisagens que inspiraram o escritor a contar a vida deste herói intrépido e cavalheiresco.

A última grande viagem do ano será a viagem mais especial de todas, onde encontraremos a essência da energia que nos guia e nos faz conquistar o mundo. Preparamos uma incrível aventura pela Lapónia, onde nos espera a dança misteriosa das fascinantes luzes do Ártico. Numa expedição por terras suecas e norueguesas, iremos descobrir não só os costumes e as tradições desta região inóspita, mas também as maravilhosas auroras boreais.

Os mais belos tesouros nacionais: Serra da Malcata, Terra Quente transmontana, Foz Côa Rupestre, São Macário e Aldeia da Pena, Serra d’Arrábida, Alentejo

Há muito para descobrir em Portugal e, por isso, partimos, já em janeiro, à descoberta do território do lince ibérico, percorrendo os maravilhosos trilhos da Reserva Natural da Serra da Malcata. Em fevereiro, rumamos até à terra quente transmontana, onde poderemos provar as iguarias típicas e deliciosas desta tão aclamada região.

Em março, recuaremos até à Pré-história para descobrirmos as gravuras rupestres de Foz Côa. Abril será tempo de explorar as montanhas mágicas, onde se inserem a serra de S.Macário e a aldeia da Pena.

O Parque Natural da Serra da Arrábida espera pela nossa visita em maio. De origem megalítica, esta serra é conhecida não só pelo encanto natural das suas montanhas, como pelas suas populares praias.

Em junho, iremos deleitar os nossos sentidos com as autênticas e deliciosas cerejas portuguesas, com a Rota da Cereja. O inspirador e mágico Vale de Bestança acolher-nos-á no mês de setembro e, em outubro, continuaremos a descoberta dos sabores tradicionais da nossa gastronomia, com a degustação da incomparável dieta mediterrânica, num roteiro inesquecível pelo Alentejo.

Tempo de magusto e árvores enfeitadas com folhas coloridas, chega novembro, trazendo consigo a última expedição do ano em terras lusas: o regresso a Montesinho.

As grandes montanhas de Espanha: Picos da Europa; Somiedo e Pirinéus

A Borealis é especialista nas montanhas e cordilheiras de Espanha, como Somiedo, Picos da Europa e Pirinéus. Como não podia deixar de ser, em 2019 voltaremos a estes locais, que tanto definem parte da nossa essência.

Aventure-se com a Borealis à conquista da Ruta del Cares e dos lagos de Covadonga, na edição Picos da Europa – Classic, que acontecerá em maio. Neste mês, também esperam pela nossa visita as montanhas e os vales glaciares do Parque Natural de Somiedo e ainda, o desfiladeiro do rio Ebro e a Selva de Irati, na versão Pirinéus-Euskadi.

A grande novidade de 2019 será a nova rota nos Picos da Europa, que contará com novos trilhos imperdíveis, numa versão Explorer.

A última visita do ano à cordilheira dos Picos da Europa será em outubro, com a edição Special, que nos levará às icónicas aldeias montanhosas de Sotres e Bulnes, contando ainda com a subida a Fuente Dé e uma visita inesperada à Praia de las Catedrales.

Locais a descobrir em Espanha: Caminito del Rey; Andaluzia; Astúrias; Sanabria, Las Médulas e Canon del Síl; Batuecas; Fragas do Eume; Ancares e Piornedo

As expedições Borealis vão permitir explorar muitos e muitos outros locais fascinantes de Espanha. Este ano, iniciaremos as conquistas de terras espanholas em fevereiro, com uma visita a Las Médulas, a terra do ouro. O vertiginoso Caminito del Rey e a deslumbrante cidade de Sevilha esperam pela nossa visita no final do mês de fevereiro. Na mesma região de Andaluzia, temos preparada uma incrível expedição às montanhas e cidades de Córdoba e Granada em abril. Em junho, contaremos com duas expedições imperdíveis pelos encantos da região asturiana. Iremos explorar as Fragas do rio Eume e percorrer as imponentes encostas da Costa das Astúrias. No final do ano, partiremos, em novembro até à aldeia montanhosa de Piornedo, em Ancares e em dezembro espera-nos o clássico passeio pela Sanabria, Las Médulas e Canon del Síl.

As ilhas paradisíacas de Las Cíes e Cortegada

As ilhas Cíes fazem parte do portfólio da Borealis desde sempre. Este ano, estas ilhas galegas, em estado semi-virgem, recebem a nossa visita nos meses de junho, julho e agosto. Chegaremos de ferry boat e teremos a oportunidade de apreciar a floresta autóctone e as várias praias aclamadas internacionalmente pela sua beleza ímpar.

Em julho, faremos igualmente uma visita à ilha de Cortegada e aos seus bosques centenários. Chegaremos de canoa, remando pelas águas cristalinas do rio Ulla.

Não perca as paisagens sublimes destas fabulosas ilhas na costa do oceano Atlântico!

Photon, tours e viagens fotográficas na natureza com Daniel Camacho

A PHOTON Travelling Pixels é um projeto que alia natureza e fotografia, pequenas caminhadas e grandes paisagens. Para 2019, traz consigo atividades em alguns dos lugares mais fotogénicos de Portugal e ainda uma surpreendente expedição a Marrocos.

Em fevereiro, iremos fotografar as impressionantes construções das aldeias de xisto e da Lousã.  O alentejo será o nosso destino em março para retratarmos todo o esplendor e grandeza dos corpos celestes que dominam o céu, numa sessão de astrofotografia.

Em abril, espera-nos um fabuloso amanhecer na Pateira de Fermentelos, que certamente nos proporcionará cliques incríveis, pincelados com as mais deslumbrantes cores.

Em julho, rumamos até à animada e colorida Festa dos tabuleiros em Tomar e em outubro, será a vez de conquistar terras mouriscas e partir rumo a Chefchaouen e Fez, em Marrocos.

“Seguimos trilhos, desbravamos caminhos. Passo a passo, exploramos a natureza e voltamos à origem sem o stress do tempo. Fazemos trekking e conhecemos a história para escrevermos as nossas próprias estórias.  

Às vezes é preciso parar um segundo para contemplar o mundo. Fotografamos. Inspiramos para dentro imagens que poucos conhecem. Fotografamos e cada passo torna-se eterno para que possamos sempre voltar.

Este projeto alia natureza e fotografia, pequenas caminhadas em grandes paisagens.”

Deixe uma resposta