Publicado em

2018… está na altura de começar a sonhar

O espírito aventureiro da Borealis reserva um especialíssimo ano de 2018, com muitas novidades, aventuras e destinos. Prepare as botas de trekking e mochila; temos um mundo on trekking à sua espera em locais fascinantes na companhia dos incríveis guias Borealis.

A boa vida Borealis será uma constante celebração ao longo do ano, conheça as novas famílias de programa e reserve os dias na sua agenda. Dias que valem a pena!

 

Temos novas famílias de programas, para todos os gostos e ocasiões!

12 Meses 12 Trilhos… 12 Árvores, contribuir para uma floresta saudável e sustentável

A Borealis continuará no novo ano com programa de reflorestação e sustentabilidade ambiental iniciado em 2017, que nos enche de orgulho, e que conta com mais de 4000 árvores plantadas e sementes distribuídas na região norte de Portugal. Para 2018, contamos com a preciosa ajuda da Associação Florestal do Cávado, Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, Diário do MinhoAmbiflora, e outros parceiros neste nobre propósito de reflorestar as nossas florestas e bosques, nomeadamente a área ardida, com a plantação de árvores autóctones. Contaremos também com o apoio e envolvimento dos Municípios, como a Câmara Municipal de Vila Verde, Câmara Municipal de Ponte de Lima, entre outros.

O 12 meses 12 trilhos é uma referência da Borealis, que se realize por norma no 2º domingo de cada mês, atualmente é muito mais do que um programa anual de trekking, é sobretudo um programa ambiental de reflorestação e sensibilização para a importância da nossa floresta original, nomeadamente após os incêndios que assolaram o país, nos últimos anos. Ao participar no 12 meses 12 trilhos não está apenas a participar nos incríveis eventos de trekking Borealis, está a participar e a contribuir ativamente para este programa ambiental e social orientado para a recuperação e proteção das árvores autóctones das nossas montanhas.

As expedições, as aventuras e os destinos fascinantes

As grandes viagens Borealis, de Marrocos à Islândia, dos Açores às Dolomitas alpinas, da Croácia e Eslovénia à Rota de Dali

Prepare-se para as grandes viagens Borealis a incríveis destinos, de paisagens únicas e culturas autênticas. Uma experiência inigualável, com os guias Borealis.

Em março voltamos a um dos locais mais apaixonantes, às paisagens bucólicas com o mar azul no horizonte na ilha verde de S. Miguel, um dos grandes tesouros nacionais.

Abril rumamos aos encantos da Costa Brava e ao roteiro poético e inspirador do pintor Salvador Dalí, paisagens soberbas das montanhas, da costa mediterrânica, das vilas pitorescas, dos vulcões.

Maio é o mês de Marrocos, de subida às montanhas do Toubkal, do pôr-do-sol no deserto do Saara e ainda, de conhecer a vibrante cultura marroquina e as suas cidades imperiais, bem como, da simplicidade das aldeias dos berberes.

Em junho mergulhamos nas cores douradas das montanhas Dolomitas, nos Alpes italianos, na alta montanha, nos seus lagos e pradarias. Islândia, a terra do fogo e do gelo, é uma das grandes novidades, prevista para agosto de 2018; é uma ilha de contrastes, parte coberta por glaciares, de beleza intocada com os seus vulcões, lagos, desertos, vales, montanhas e do famoso Sol da meia noite.

Setembro será palco de outra grande novidade, a expedição ao mundo maravilhoso da Croácia e Eslovénia, as cidades medievais e as marcas da história recente, os lagos glaciares de tonalidades marcantes, as paisagens protegidas dos parque nacionais e a profundidade do mar Adriático.

Serra d’Aire e Candeeiros, Arribas do Douro, Alentejo, Serra d’Arrábida, o Zêzere, Piodão e Foz Côa… os tesouros nacionais

Há muito para descobrir em Portugal… já em janeiro partimos à descoberta da era jurássica e do mundo subterrâneo do Parque Natural da Serra d’Aire e de Candeeiros, as grutas e nascentes de Porto de Mós.

As arribas do Douro esperam pela nossa visita em fevereiro, cuja paisagem singular de socalcos vinhateiros e maciços rochosos escarpados ao longo do rio Douro e dos vales é parte integrante do Parque Natural do Douro Internacional. Em março, as gravuras rupestres de Foz Côa estarão na mira da Borealis.

Abril é tempo de explorar o Parque Natural da Serra da Arrábida, de origem megalítica, conhecida não só pelo encanto natural das suas montanhas, como pelas suas populares praias.

Dezembro esperamos uma expedição às aldeias históricas de Xisto, o Piodão e Foz d’Égua. Novidade também será a expedição na região do Zêzere que acompanha parte do trajeto deste rio português, que nasce na Serra da Estrela e encontra o rio Tejo em Constância, prevista para dezembro.

Somiedo, Picos da Europa e Pireneus… as grandes montanhas de Espanha

A Borealis é especialista nas montanhas e cordilheiras de Espanha, como Somiedo, Picos da Europa e Pireneus…. este é mais um ano que regressamos às paisagens que fazem parte da nossa essência.

As montanhas e vales glaciares do Parque Natural de Somiedo esperam pela nossa vista em março. A conquista das paisagens dos Picos da Europa está prevista para abril na edição CLASSIC, Ruta del Cares e Lagos de Covadonga, e para junho a edição SPECIAL, Bulnes, prados de Áliva e Fuente Dé.

Maio teremos a fascinante expedição aos Pireneus, Parque Natural de Ordesa e Monte Perdido e ao deserto de Bardenas Reales.

Caminito del Rey, Andaluzia, Astúrias, Cañon del Sil, Eume e Sória… locais a descobrir em Espanha

As expedições Borealis vão permitir explorar muitos e muitos outros locais fascinantes de Espanha. O vertiginoso Caminito del Rey e Sevilha esperam pela nossa visita em outubro. Na mesma região de Andaluzia, temos preparada uma expedição incrível às montanhas em abril. Na região das Astúrias, no norte de Espanha, temos aindas duas aventuras a não perder: em maio,  explorar as fragas do Eume e a Rota dos Faróis. e em junho a Costa das Astúrias 

A expedição a Sória, Parque Natural e nascente do rio Douro, constitui uma incrível expedição prevista para setembro. Para outubro, regressamos a paisagem protegida da Ribeira Sacra e Cañon del Sil.

As ilhas paradisíacas de Las Cíes e Cortegada

As ilhas Cíes fazem parte do portefólio da Borealis desde sempre. Em junho chegaremos de ferry boat a estas ilhas Galegas, em estado semi-virgem, com floresta autóctone e praias aclamadas internacionalmente pela sua beleza ímpar. Para julho, a ilha de Cortegada é o destino, de canoa. A não perder estas ilhas fabulosas na costa do oceano Atlântico.

Photon, tours e viagens fotográficas na natureza com Daniel Camacho

A PHOTON Travelling Pixels é a grande novidade para 2018.

Uma nova marca em parceria Borealis e Daniel Camacho, um projeto que alia natureza e fotografia, pequenas caminhadas em grandes paisagens.

Todos os meses, proporcionará viagens fotográficas exclusivas para pequenos grupos nos mais belos cenários sob a orientação e formação do reconhecido fotógrafo Daniel Camacho.

“Seguimos trilhos, desbravamos caminhos. Passo a passo, exploramos a natureza e voltamos à origem sem o stress do tempo. Fazemos trekking e conhecemos a história para escrevermos as nossas próprias estórias.  

Às vezes é preciso parar um segundo para contemplar o mundo. Fotografamos. Inspiramos para dentro imagens que poucos conhecem. Fotografamos e cada passo torna-se eterno para que possamos sempre voltar.

Este projeto alia natureza e fotografia, pequenas caminhadas em grandes paisagens.”

Grandes travessias

Uma família de programas Borealis que este ano ganha forma e expressão.

As grandes travessias impulsionam a conquista das principais cadeias montanhosas nacionais, desfrutando de paisagens intactas que raramente encontram a nossa presença.

Programas modulares, por etapa, com duração de mais de um dia e com bastantes quilómetros pela frente, constituem uma das viagens na natureza mais expressivas, autênticas e deslumbrantes nas serras portuguesas.

Prepare-se para a Travessia da Serra d’Arga em fevereiro e a Travessia da Serra Amarela em setembro.

Programas explorer

Uma nova família de programas Borealis dedicados ao conhecimento e à aprendizagem, acompanhados de guias especializados, técnicos e cientistas: os programas Explorer. A curiosidade é a alavanca para os programas Explorer, enriquecidos pelos conhecimentos e sabedoria de quem nos acompanha. Birdwatching em abril, observação de morcegos em julho, as gravuras rupestres em agosto, a botânica silvestre em setembro, cogumelos silvestres no outono.

Sabores e tradições

Os programas Borealis que recriam os sabores e as tradições. À mesa, as melhores vivências da história de uma região, uma riqueza imaterial, que subsiste de geração em geração. Aprenda o ciclo do pão em janeiro, os serões à lareira no cantinho d’antigamente em fevereiro, o workshop e degustação de vinhos verdes em abril e o programa de slow food – a boa comida e o prazer gastronómico em destaque, em maio. O tão famoso trekking celta e queimada galega em julho, o workshop de plantas comestíveis em  outubro e novembro o workshop de cogumelos silvestres.

A dieta mediterrânica fará as delícias do mês de novembro, a riqueza da gastronomia aliada as belas paisagens do alto alentejo, em destaque Castelo de Vide, Marvão e o miradouro das Portas de Rodão.

Deixe uma resposta