CAMINHADAS E REFLORESTAÇÃO – Contribuir para uma floresta saudável e sustentável
Caminhar, reflorestar e aprender sobre a nossa floresta autóctone; assim se resume o programa da Borealis, o 12 meses 12 trilhos 12 árvores. Muito mais do que um programa anual de trekking, é desde 2017 também um programa ambiental de reflorestação e sensibilização para a importância da nossa floresta original.
Depois dos incêndios de 2016 e 2017 e do impacto que teve nas nossas florestas e da comunidade, resolvemos deitar mãos à obra e reconstruir o mais que conseguirmos as nossas florestas. Conhecer árvores autóctones, repor o equilíbrio dos ecossistemas naturais, plantar árvores, ver a vida natural florescer e afirmar a sustentabilidade das florestas nativas e plantadas.
É um projeto, cada vez mais de carácter comunitário, de um tema transversal e de grande importância ambiental, com a Borealis a dedicar-se a campanhas de sensibilização para a importância e significado de uma floresta saudável e sustentável, abraçando ações de reflorestação plantando árvores na região em parceria com as entidades locais e oferecer árvores e sementes. Em 2018, A Borealis vai continuar a desenvolver e a intensificar em prol desta nobre causa de reflorestação as parcerias de colaboração e entidades envolvidas, de índole pública e privada, das quais se destaca, Diário do Minho, as Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Associação Florestal do Cávado na escolha e preparação da área de plantação; Ambiflora – Silvicultura e Exploração Florestal, fornecedora oficial das sementes e árvores Borealis e os municípios da região do Minho e Alto Minho, como a Câmara Municipal de Vila Verde e Câmara Municipal de Ponte de Lima, entre outros.
Ao participar no 12 meses 12 trilhos não está apenas a participar nos incríveis eventos de trekking Borealis, está a participar e a contribuir ativamente para este programa ambiental e social orientado para a recuperação e proteção das árvores autóctones das nossas montanhas.
A missão Borealis e de todos os participantes é plantar, fazer crescer as florestas nativas da nossa região, enquanto caminham e partilham da boa vida Borealis.
O programa 12 Meses 12 Trilhos
Na Borealis somos especialistas nas tradições mais autênticas e na natureza mais inexplorada do nosso país e particularmente da nossa região, Porto e Norte.
Este é um exelente programa para toda a família e amigos que permite caminhar na natureza, conviver, fotografar e registar na memória momento únicos e irrepetíveis.
O “12 Meses 12 Trilhos” é um programa de caminhadas de referência com assinatura Borealis, existe desde 2011 de forma sustentada e contínua, todos os meses a oportunidade e o prazer de descobrir um novo trilho, com a perspetiva de uma temática diferente e enquadramento inovador com ênfase na natureza e nas tradições dos locais que vamos visitando.
Ao longo dos anos já tivemos contos, lendas, tradições, estórias, costumes… bocados de tradições, hábitos locais e curiosidades que nos fazem sorrir e estar mais próximos da história dos nossos antepassados e da ruralidade ancestral do norte de Portugal.
Nos mais belos cenários na natureza, sempre envolvidos de paisagens inesquecíveis e garantia de momentos inesquecíveis, vamos estar ‘on trekking’ todos os meses, por norma segundo domingo… fique atento à nossa agenda.
- 14 janeiro (1 dia) – Trilho do Lobo Atlântico, na Serra D’Arga
- 11 fevereiro (1 dia) – Trilho nas Serranias de Santa Isabel, nas montanhas de Terras do Bouro
- 11 março (1 dia) – Trilho do Poente do Monte da Nó, em Ponte de Lima, com vistas para o Atlântico
- 8 abril (1 dia) – Trilho Alecrimes e Alto do Formigueiro, miradouros sobre a Serra do Gerês
- 6 maio (1 dia) – Trilho de Lamas de Olo, no Parque Natural do Alvão
- 3 junho (1 dia) – Trilho Corga da Fecha, do outro lado, no Xures
- 14 julho (1 noite) – Trilho Pôr-do-Sol, o lado ocidental da Serra D’Arga
- 4 agosto (1 noite) – Trilho da Cruz Vermelha e Corno do Bico, Ponte de Lima e Paredes de Coura
- 9 setembro (1 dia) – Trilho do Ermelo, no maravilhoso PNPG
- 14 outubro (1 dia) – Trilho da Aldeia Mágica de Drave, na Serra da Freita
- 18 novembro (1 dia) – Trilho das Aldeias de Brufe, nas fraldas da Serra Amarela
- 2 dezembro (1 dia) – Rota da Sardinha Salgada, em terras da Vila Verde
PARCEIROS